A cada ano novas inovações tecnológicas surgem, e com elas, uma série de revoluções nas mais diversas áreas da nossa sociedade. No universo agrícola não é diferente, e hoje encontramos diversas tecnologias a favor do trabalho rural.
Por isso, conheça as maiores evoluções agrícolas de 2022.
1. Uso de drones e sensores
O monitoramento de grandes plantações é um dos principais desafios dos produtores rurais, afinal, em grandes extensões é difícil detectar a presença de pragas e outros problemas. Já com o uso de drones e sensores é mais fácil detectar uma série de problemas e resolvê-los antes que se multipliquem por toda a plantação.
Além disso, os drones e sensores possibilitam o monitoramento diário, garantindo mais controle sobre a plantação. Muito além de detectar problemas é possível acompanhar o desenvolvimento do plantio, saber quando é a hora da colheita e assim otimizar o tempo de trabalho.
Outro uso dos drones é na detecção de áreas que precisam de recuperação ambiental, facilitando a localização destas áreas.
2. Inteligência Artificial – IA
A Inteligência Artificial possui uma série de funcionalidades no campo. Trata-se de uma tecnologia que é programada para pensar e auxiliar na tomada de decisões. Na produção rural, ela pode ajudar na economia de combustível ao calcular as melhores rotas ou o uso produtivo dos insumos.
As IAs também podem atuar em momentos de parada de máquinas, restabelecendo o funcionamento ou tomando outras decisões para não deixar a produção parar e evitar perdas.
3. Internet das coisas – IoT
Internet das Coisas ou Internet of Things, como é conhecido o termo em inglês, são computadores de bordo que podem ser integrados em veículos e diversos maquinários agrícolas. São objetos inteligentes, que atuam na otimização do tempo e das tarefas realizadas.
Drones, sensores, automóveis inteligentes, automação de máquinas e outros são bons exemplos de internet das coisas para o setor agrícola.
4. Agricultura de alta precisão
A agricultura de alta precisão não é bem uma novidade, mas graças às inovações tecnológicas no setor agrícola, ela tem se aprimorado no último ano. Trata-se de um conjunto de estratégias, que busca coletar dados sobre a produção por meio de um sistema.
Com esses dados, o produtor pode ter mais controle sobre o seu plantio, o que ajuda a tomar decisões estratégicas no seu cotidiano. Além disso, com os dados é possível detectar problemas no solo e repará-lo ou outros problemas ambientais, auxiliando na sustentabilidade da produção.
O objetivo é garantir um desenvolvimento que ocorra junto do meio ambiente.
5. Integração mobile
O uso de smartphones e tablets já é comum no campo, sendo muito útil para a comunicação, registros por meio de fotos e vídeos, além de facilitar o controle da produção nas terras. Muito além dessas funções, há uma série de sistemas nos quais o controle é feito via mobile, otimizando a produção. É literalmente ter o controle do plantio na palma das mãos.