Tanto a área da zootecnia, quanto a da medicina veterinária vêm ganhando bastante destaque no mercado profissional nos últimos anos. Afinal, ambos os profissionais são necessários para a criação de animais e as novas demandas da agropecuária.
Por isso, se você deseja cursar uma das duas graduações e está em dúvida, esse post é para você! Nesse artigo você vai conferir as diferenças entre os dois profissionais e conhecer como é o mercado profissional para o médico veterinário e o zootecnista. Boa leitura!
Qual a diferença entre o veterinário e o zootecnista?
À primeira vista, podemos perceber que os dois profissionais compartilham semelhanças em seu campo de atuação. Contudo, a função de cada profissional é completamente diferente.
O médico veterinário é responsável por cuidar de tudo que envolve a saúde e o bem-estar dos animais. Portanto, o profissional pode atuar em consultórios para animais domésticos e também no campo, cuidando de animais em criadouros.
Já o zootecnista é um profissional voltado para a cadeia de produção. Ou seja, o profissional é focado em animais para abate, produção de leite, ovos e outras atividades do ramo pecuário, como a produção de lã. Portanto, o profissional busca trazer saúde e bem-estar para os animais envolvidos na cadeia de produção, atuando na zona rural e também nas indústrias.
Mercado profissional para o zootecnista
A atuação do zootecnista é bastante abrangente, já que o profissional está envolvido em todas as etapas da cadeia de produção que envolve animais. Ou seja, ele pode cuidar do bem-estar dos animais, se relacionar com o meio ambiente e também cuidar de detalhes como o controle de qualidade do produto que chega ao consumidor final.
Assim, o profissional tem contato direto com os animais na zona rural, mas também pode trabalhar em indústrias e em outros processos, como por exemplo, na formulação de ração ou até mesmo cuidando da logística, transporte e finanças. Em média, o salário do zootecnista é R $3.527,47, mas pode variar de acordo com a região e demanda.
Mercado profissional para o médico veterinário
Já o mercado profissional para o médico veterinário é 100% voltado para a saúde dos animais. Ou seja, são responsáveis por prevenir, diagnosticar e tratar doenças, além de prescrever medicamentos, realizar procedimentos clínicos ou cirúrgicos e também podem trabalhar na área da pesquisa e ensino.
Portanto, o médico veterinário pode tanto atuar em clínicas e hospitais veterinários, como atuar na saúde e bem-estar dos animais envolvidos na cadeia de produção. A diferença do mercado é que a atuação do médico veterinário é bem mais restrita e especializada na saúde animal. Enquanto o zootecnista pode atuar de formas diversas e em diferentes áreas que envolvem a cadeia de produção que envolve animais.
Vale lembrar que o médico veterinário pode, ainda, se especializar. É possível ser um especialista em reprodução e realizar procedimentos como, por exemplo, a inseminação artificial e melhoramento genético, que é um mercado bastante aquecido na agropecuária.
A média do salário do médico veterinário é de $3.606,45, mas o teto é de R $8.477,25.
Tanto médico veterinário, quanto zootecnista possuem ótimas oportunidades no mercado de trabalho. Vale lembrar que o cuidado com animais domésticos tem se tornado mais especializado e a demanda tem crescido. Já na agropecuária, o mercado é um dos menos afetados por crises e em constante crescimento, já que a atividade é essencial para a economia brasileira.
Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog e confira outros como esse!
FONTES: